29/07/2020
Prefeitura de Birigui oferece dois pontos para testagem de covid-19: Pronto-Socorro e UBS 1

O Pronto-Socorro de Birigui e a UBS 1 (bairro Cidade Jardim) são os dois pontos da cidade que realizam a testagem de covid-19 gratuitamente aos moradores do município.

Após doação do movimento Noroeste com Vida, 1.000 testes RT-PCR para diagnóstico da doença serão feitos aos que apresentarem sintomas no Pronto-Socorro.

Os testes são do laboratório Fleury. Considerado padrão ouro no diagnóstico da doença, sua detecção é confirmada após amostra obtida de raspado de nasofaringe.

Cada tubo para o teste conta com um código de barra de identificação, que será cadastrado no site oficial do laboratório Fleury. O médico responsável pela solicitação do teste poderá acessar o resultado pela internet.

Lembrando que os testes não são abertos aos interessados. Serão testados pessoas que passarem pelo atendimento médico no PS e que apresentarem sintomas da doença.

DRIVE

Na Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Jardim, a UBS 1, a Secretaria Municipal de Saúde montou um drive thru covid-19.

Após atendimento médico em uma das UBSs da cidade, o paciente leva o pedido do teste até o drive. Não há necessidade de sair do carro para a testagem (raspado de nasofaringe).

Os testes para os municípios estão sendo enviados pelo Ministério da Saúde. Na foto acima, testes colhidos na UBS 1. Os testes também não são abertos. Serão testados aqueles que passarem pelo médico da UBS.

ORIENTAÇÕES - Visando sanar dúvidas da população, Birigui conta com uma Central de Acolhimento Covid-19.

Para obter informações e orientações sobre a doença, basta ligar para os números (18) 3637-8090 ou 99614-8482.

PREFEITURA DE BIRIGUI