19/08/2020
TRÂNSITO MAIS SEGURO: Birigui recebeu o selo “Município Laço Amarelo”

O município de Birigui recebeu do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) o selo “Município Laço Amarelo”, pelo engajamento em ações de segurança no trânsito.

O ONSV é uma organização civil que atua como um órgão de inteligência, por meio de educação, pesquisa, planejamento e informação, visando apoiar e incentivar municípios que desenvolvem iniciativas de conscientização da população e melhoria da qualidade de trânsito.

O Observatório disponibiliza aos municípios participantes do programa “Laço Amarelo” uma plataforma digital com dados e vídeos relacionados à segurança viária, estudos e estatísticas sobre mobilidade urbana, ferramentas para ajudar a administração pública melhorar a mobilidade criando uma cultura de segurança viária na cidade.

Ao receber o selo “Município Laço Amarelo”, Birigui se compromete a divulgar semanalmente conteúdos de educação para o trânsito em seus canais de comunicação, utilizando a disponibilidade de acesso aos conteúdos técnicos desenvolvidos pelo ONSV e sua equipe.

Esse material a ser divulgado semanalmente contribuirá e incentivará ainda mais o desenvolvimento de projetos e programas de formação para cidadãos e condutores estabelecendo práticas para um trânsito mais consciente e responsável no município.

O programa “Município Laço Amarelo” visa incentivar e uniformizar uma comunicação de massa em todo país sobre segurança no trânsito disponibilizando mensalmente conteúdos de comunicação para inúmeras prefeituras e órgãos públicos, empresas e associações, para que todos possam difundir a importância do respeito das regras e o bom comportamento seguro no trânsito considerando as pessoas que transitam a pé, de carro, de motocicleta, de bicicleta e até como passageiro.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Birigui, nos três últimos anos foram desenvolvidas diversas ações voltadas para a educação, engenharia e fiscalização de trânsito em Birigui e foi observado uma mudança de comportamento dos cidadãos, o que refletiu diretamente na segurança de todos os biriguienses.

A Secretaria afirma que as ações são positivas e a administração está avançando na mobilidade urbana e salvando vidas. A pasta estabeleceu prioridade na implantação de uma política de humanização da mobilidade urbana em Birigui.

A organização do trânsito, através de campanhas educacionais, está sendo acompanhada de investimentos em infraestrutura. A meta é preparar a cidade para o crescimento e desenvolvimento, oferecendo qualidade de vida para a população.

pontos de destaque das Ações Desenvolvidas em Birigui

Redução de 82,35% no número de vítimas fatais em acidentes de trânsito (comparativo entre 2017 e 2019);

Ações educativas com escolas municipais, além de blitz educativas com entregas de panfletos, adesivos refletivos para capacetes, kits de segurança para ciclistas e instalação de antenas anticerol em motocicletas em diversos pontos da cidade;

Implantação de faixas elevadas para travessia de pedestres, redutores de velocidade, novos sistemas semafóricos, principalmente de pedestres;

Adequação do serviço de concessão para transporte público de passageiros.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Secretaria Municipal de Planejamento