02/10/2020
Saúde, Instituto Butantã e Laboratório Hilab realizarão 3.550 testes para Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou no último dia 28 de setembro mais uma etapa da ampliação de testagem para a Covid-19 no município.

Em uma parceria com o Instituto Butantã e com o Laboratório Hilab, serão realizados 3.550 testes nesta ação, que será realizada nos próximos 60 dias.

A testagem está sendo feita por profissionais da Secretaria de Saúde de Birigui, que foram capacitados especialmente para esta ação. O teste está sendo feito no prédio do Centro Médico (antigo Pronto-Socorro), por meio de agendamento.

O objetivo da ação é testar os profissionais assintomáticos que estão na linha de frente do enfrentamento para o Covid-19, que são os mais expostos à doença.

A ação também visa realizar um inquérito sorológico que permitirá avaliar o nível de exposição ao vírus e a imunidade desta população à doença.

Segundo informou a Secretaria de Saúde de Birigui, o público alvo são os profissionais da segurança pública: polícias civil, militar, ambiental, bombeiros, polícia municipal e jovens do Tiro de Guerra.

A ação também prevê, pela segunda vez, testagem nos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde do município, incluindo o Pronto-Socorro e a Santa Casa de Birigui.

Também serão testados todos os profissionais do CR (Centro de Ressocialização) de Birigui e os privados de liberdade da instituição

TESTE

Os parceiros envolvidos na ação estão usando o teste rápido com identificação de anticorpos IgM e IgG, que identificam se a pessoa teve contato com o vírus, através de punção digital e coleta de algumas gotas de sangue.

A testagem possui uma tecnologia inovadora, em que os testes são automatizados através de leitores digitais, laudados e enviados digitalmente. O resultado chega ao paciente entre 10 e 20 minutos por sms ou e-mail, evitando filas e espera para o resultado do exame.

PREFEITURA DE BIRIGUI