09/01/2021
Secretaria Municipal de Saúde registra mais dois óbitos suspeitos por Covid-19 em Birigui

A Secretaria de Saúde de Birigui registrou mais dois óbitos suspeitos por Covid-19 no município. As mortes em investigação são de duas mulheres, de 73 e 79 anos, que possuíam comorbidades. Agora são 127 mortes confirmadas pela doença e três em investigação, conforme boletim epidemiológico deste sábado (9).

Dos óbitos em investigação, uma mulher de 79 anos estava internada desde o dia 6 de janeiro na Santa Casa de Birigui e morreu neste sábado (9). Ela tinha doença cardiovascular crônica. A segunda mulher, de 73 anos, foi internada ontem (dia 8) no Pronto Socorro de Birigui e também faleceu neste sábado. Ela tinha diabetes.

Ao todo, a cidade tem 5.168 pessoas que se infectaram com o vírus, sendo que 4.861 já estão recuperadas. Outras 318 pessoas colheram exames e aguardam resultado. Com relação aos profissionais da Saúde, 360 se contaminaram com o coronavírus e 83 ainda aguardam resultados de exame. Desde o início da pandemia, 9.831 casos foram descartados para a doença.

TAXA DE OCUPAÇÃO

Conforme censo divulgado pelo Departamento Regional de Saúde de Araçatuba neste sábado, a taxa de ocupação de leitos de UTI na Santa Casa do município está em 100% (os dez leitos estão ocupados). Já na enfermaria do hospital, dos 18 leitos disponíveis, 11 estão ocupados (taxa de ocupação de 61,1%).

No Hospital da Unimed Birigui, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 66,7% (dos três leitos disponíveis, dois estão ocupados). Dos 10 leitos de enfermaria disponíveis, metade estão ocupados (taxa de 50%), segundo o relatório encaminhado pelo Departamento Regional de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde pede para que toda a população respeite os protocolos sanitários, evitando aglomerações. A pasta reforça a necessidade de manter os cuidados, como lavar sempre as mãos com água e sabão, utilizar álcool em gel 70% e usar máscara quando sair de casa. A pandemia ainda não acabou. Vamos nos proteger!