22/01/2021
Birigui permanece na fase laranja; aos finais de semana apenas serviços essenciais poderão abrir

O governo do estado de São Paulo atualizou o Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia da covid-19 nesta sexta-feira (22). Birigui permanece na fase laranja, porém, conforme anunciado, aos finais de semana todo o Estado será colocado na fase vermelha, a mais restritiva do plano de flexibilização econômica.

As medidas começam a valer na próxima segunda-feira (25) e seguem até 7 de fevereiro. Durante a semana, as regras ficam as mesmas, com apenas a proibição de aberturas de bares, que devem atender apenas em delivery. Comércio, academias, salões de beleza, barbearias, restaurantes, escritórios e demais serviços podem funcionar 8 horas diárias, com capacidade de público em 40%. Setores não essenciais devem fechar após as 20h em dias úteis.

Nos dias 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro poderão funcionar apenas os serviços considerados essenciais, como farmácias, padarias, supermercados, açougues, postos de combustíveis, transporte coletivo, lojas de materiais de construção, hotéis, oficinas de veículos e pet shops, por exemplo. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que a população deve estar consciente do atual momento, colaborando para que as taxas de contaminação diminuam na cidade. A orientação é que as pessoas continuem usando máscara nos estabelecimentos, lavem as mãos com frequência com água e sabão e, na impossibilidade, usem álcool em gel 70%.