02/03/2021
AEDES: cuidados com o mosquito da dengue após chuvas é essencial

A Secretaria de Saúde de Birigui pede aos moradores que permitam que os agentes de combate à endemias e agentes comunitários de saúde entrem nas residências após as chuvas para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e fazer orientações de como eliminá-lo. A meta é evitar o aumento de casos de dengue na cidade, já que a maior preocupação das pessoas no momento passou a ser a pandemia do coronavírus.

Os profissionais da Saúde alertam que a dengue pode levar o paciente a óbito e que a quantidade de mosquito aumenta consideravelmente em dias quentes. O Aedes aegypti se reproduz em água parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas.

Em função da pandemia da covid-19, os agentes da Prefeitura de Birigui estão visitando as casas e pedindo para fazer uma varredura somente no quintal. Com máscaras e álcool em gel, os agentes estão uniformizados e com crachá, realizando todos os protocolos de higiene contra o coronavírus. A principal orientação é que os moradores mantenham suas casas limpas, livres de possíveis criadouros.