08/03/2021
Empreendedorismo feminino: mulheres já são quase a metade dos MEIs em Birigui

As mulheres já são quase metade dos microempreendedores individuais (MEIs) em Birigui. Das 7.944 empresas desta categoria em atividade, 42,48% pertencem ao público feminino, totalizando 3.375 empreendimentos. É o que mostra a pesquisa “Dossiê: Mulheres Empreendedoras Biriguienses”, divulgada nesta segunda-feira (8), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A participação das microempreendedoras biriguienses é maior em setores conhecidos como mais femininos, como os de beleza e vestuários. Nessas atividades, elas representam mais de 28% do total das MEIs comandadas por mulheres na cidade. Em primeiro aparece a atividade de cabeleireiras, manicures e pedicures, com 454 empresas (13,45%).

Em seguida vem o segmento do comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, com 378 empresas (11,20%). Em terceiro lugar, aparece as atividades de estéticas e outros serviços de cuidado com a beleza, com 128 empreendimentos (3,76%), seguida pelos serviços domésticos, com 120 unidades e promoção de vendas, com 115 empresas.

SETOR INDUSTRIAL

No ranking das 10 principais atividades aparece também o setor industrial com a fabricação de partes de calçados de qualquer material com 109 negócios, seguido pelo comércio varejista de calçados (95 empresas). Lanchonetes, casas de sucos e similares e ainda de fornecimentos de alimentos aparecem entre as atividades produtivas, com 94 e 80 empresas, respectivamente.

Do total de MEIs abertas por mulheres, 385 estão localizadas no centro da cidade, 119 no Jardim São Braz e outras 117 no Monte Líbano. A pesquisa constatou a presença de empreendimentos femininos em diversos bairros de Birigui, entre eles: Quemil, Portal da Pérola 2, João Crevelaro, Cidade Jardim, Vila Xavier, Recanto Verde, São Conrado, Silvares e Parque das Nações.

“O resultado da pesquisa é muito bom, pois mostra que as mulheres biriguienses estão cada vez mais presentes em papeis de liderança das empresas. As empreendedoras têm uma capacidade incrível de inovar. É preciso que haja mais ações que incentivem e valorizem o empreendedorismo feminino, e a nossa gestão fará isso”, comentou o prefeito Leandro Maffeis.

DOSSIÊ

O dossiê foi elaborado pelo diretor de Trabalho e Renda da SDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Marco Aurélio Barbosa de Souza, com a finalidade de mapear e analisar a participação feminina entre as empresas da modalidade MEI. O trabalho ajudará na criação de ações de desenvolvimento social e econômico no município.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani, a representatividade feminina é exemplo do avanço das mulheres no empreendedorismo de Birigui e mostra o interesse delas em ter o seu próprio negócio e empreender em diferentes setores da economia, como comércio, indústria e serviços.

“Os espaços do mundo dos negócios não cabem apenas aos homens. As mulheres, como de costume, têm um cuidado maior com causas diversas, e se destacam naquilo que se prontificam a fazer. Dessa forma os resultados acabam sendo além do esperado, com elas assumindo a liderança no desenvolvimento de vários setores econômicos”, pontuou.

SERVIÇO

A SDE oferece serviços gratuitos para os MEIs, como a formalização da empresa, por meio da REDESIM. Há também o Sebrae Aqui, que oferece cursos, orientações e auxílio para pessoas interessadas em empreender na modalidade MEI. A secretaria fica na rua Nilo Peçanha, 301, Centro. Informações: (18) 3641-6270 ou (18) 3641-5053.