26/03/2021
Prefeitura de Birigui prepara abertura de Pronto Atendimento Básico no antigo pronto-socorro

A Prefeitura de Birigui está preparando a abertura do Pronto Atendimento Básico que funcionará temporariamente no espaço do antigo pronto-socorro, no Centro Médico, para atendimentos clínicos. Com isso, o Pronto Socorro Municipal, no Silvares, será exclusivo para atendimento de pacientes com sintomas de covid-19 e casos de emergência.

Para iniciar os atendimentos, o Pronto Atendimento Básico está passando por adequações estruturais e manutenção. A administração municipal está fazendo também a aquisição de materiais hospitalares e medicamentos, além da contratação temporária de profissionais de saúde por meio de processo seletivo.

Conforme a secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, a implantação do pronto atendimento é necessária para evitar o contágio da doença e  desafogar o Pronto Socorro Municipal, que está sobrecarregado devido ao aumento dos casos de covid-19 e a alta ocupação de leitos de UTI e enfermaria nos hospitais.

“Desta forma, conseguiremos ampliar ainda mais as vagas para atendimento de síndromes gripais e, assim, prestar uma melhor assistência para a população. O pronto-socorro municipal ficará como um mini-hospital de covid-19 e casos de urgência. Essa é mais uma medida do prefeito Leandro Maffeis para o enfrentamento ao coronavírus”, explicou a secretária.

COMO SERÁ OS ATENDIMENTOS

O Pronto Atendimento Básico terá 15 leitos para atendimentos de casos clínicos. No espaço haverá alas masculina, feminina e pediatria, além de um local com poltronas para medicações rápidas e uso de pessoas com dengue que precisem tomar soro, por exemplo. A carreta da Saúde com o tomógrafo também ficará disponível no local para realização de exames.

No pronto-socorro municipal serão atendidas as pessoas com sintomas do novo coronavírus. A unidade de urgência e emergência continuará sendo referência também para os pacientes com politraumatismo encaminhados pelo Corpo de Bombeiros, infarto, AVC, ou outra situação grave.

“Com o Pronto Atendimento Básico, vamos conseguir diminuir o fluxo de pessoas e prevenir que sejam contaminadas com o vírus no pronto-socorro municipal, além de melhorar a assistência aos pacientes. Esperamos realizar as mudanças nos próximos dias”, disse o diretor do Pronto Socorro, Erikson Camilo Conceição.