A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na semana passada a reposição de cinco mudas de árvores nas calçadas das ruas Antônio Simões e Roberto Clark, na região central da cidade.
A ação integra o projeto piloto de Floresta Urbana desenvolvida nas duas vias, sendo uma das diretivas de arborização urbana do programa Município Verde Azul. O objetivo do trabalho é ampliar e preservar os espaços verdes dentro do perímetro urbano.
“Foram plantadas espécies de Ipê-roxo e Ipê-amarelo, nativas da nossa região. As calçadas das duas vias são largas e não possuem fiações, sendo, portanto, permitido o plantio dessas espécies”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, André Branco.
Conforme o secretário, a área central é a que apresenta menor quantidade de cobertura arbórea na cidade, por isso, o projeto piloto está sendo realizado. Ele também disse que a vegetação urbana apresenta funções ambientais, econômicas, sociais e estéticas.
“Entre os benefícios da arborização urbana estão: diminuição da temperatura, promoção de conforto térmico, sombreamento, purificação do ar, proteção do solo, melhoria da infiltração de água no solo e embelezamento da paisagem, que influenciam diretamente na qualidade de vida da população”, destacou.
|