19/02/2013
Parceria entre Prefeitura e SESC leva cinema gratuito a população

 

Através da parceria Prefeitura de Birigui e SESC, toda última segunda-feira do mês, a Casa de Vidro, “Centro Social e Cultural Irmão Rinaldini”, transforma-se em um cinema onde são exibidos documentários de diversos diretores e diferentes temas.

 

Brasil Verdade

Samba, favela, futebol, migrante nordestinos, cangaceiros. Um concentrado do país era oferecido ao público de 1968 neste quatro pequenos filmes realizados, por diferentes diretores entre 1964 a 1965, sob a coordenação do produtor Thomaz Farkas, os trabalhos radiografam a sociedade brasileira entre a vontade de ouvir o povo e a tentação de falar por ele.

 

O título faz alusão ao cinema-verdade, que pouco antes revolucionara a maneira de se fazer documentários. Cada um destes curtas e médias-metragens procura seu caminha nas novas formas de organização de imagens e sons que passavam a prevalecer. Fica evidente o desejo de ir- e levar a câmera- aonde o povo estava. São todos fundamentais para se compreender os rumos do cinema brasileiro naquela década. Foi um dos pioneiros da moderna fotografia do Brasil.

 

Thomaz Farkas

 Húngaro de nascimento, Thomas Farkas veio para o Brasil quando criança, em 1930. Seu pai foi sócio fundador da Fotoptica, empresa que também viria a dirigir. Iniciou sua carreira de fotógrafo na década de 1940 e foi um dos mais expressivos membros do Foto Cine Clube Bandeirante. Em sua obra destaca-se o registro da construção e inauguração de Brasília. Criou em 1979 a Galeria Fotoptica em São Paulo, destinada exclusivamente a exposição de fotografias.

 

Engenheiro de formação, foi professor de Fotografia, Fotojornalismo e Jornalismo Cinematográfico da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi também produtor de documentários, entre os quais destacam-se Brasil Verdade, Jânio a 24 Quadros e Coronel Delmiro Gouveia.Morreu em São Paulo, aos 86 anos de idade.

 

Serviço

O Sesc Unidade Birigui realiza dia 25/02 segunda-feira às 20h no Centro Sociocultural Irmãos Rinaldini na praça Governador Pedro de Toledo em Birigui   Documentário In Vitro. Classificação 12 anos.

Página Anterior



Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000