O Sesc Birigui traz para o Flibi (Festival Literário de Birigui) o espetáculo teatral “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!”, com o ator e fundador da Cia dos Comuns, Hilton Cobra. A peça será encenada nesta sexta-feira (26) e sábado (27), a partir das 19h30, no teatro do Sesc.
A montagem discute o racismo e ainda celebra os 140 anos de nascimento e lembra o centenário da morte do escrito Lima Barreto. A entrada nas duas apresentações é gratuita e os ingressos devem ser retirados pelo site www.sescsp.org.br. É recomendável para maiores de 14 anos.
Livremente inspirada na obra de Lima Barreto (1881-1922) – especialmente nos títulos “Diário Íntimo” e “Cemitério dos vivos” – “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!”, reúne trechos de memórias impressas nas obras do escritor, que são entrecruzados com livre imaginação.
FACETAS DE LIMA BARRETO
O texto fictício tem início logo após a morte de Lima Barreto, quando eugenistas exigem a exumação de seu cadáver para uma autópsia a fim de esclarecer: “como um cérebro inferior poderia ter produzido tantas obras literárias se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças superiores?”.
A partir desse embate, a peça mostra as várias facetas da personalidade e genialidade de Lima Barreto, sua vida, família, a loucura, o alcoolismo, sua convivência com a pobreza, sua obra não reconhecida, racismo, suas lembranças e tristezas.
Escrito para comemorar os 40 anos de carreira de Hilton Cobra, o monólogo conta com trechos dos filmes “Homo sapiens 1900” e “Arquitetura da destruição”, ambos cedidos pelo cineasta sueco Peter Cohen – que mostram fortes imagens da eugenia racial e da arte censurada pelo regime hitlerista.
Lázaro Ramos, Caco Monteiro, Frank Menezes, Harildo Deda, Hebe Alves, Rui Manthur e Stephane Bourgade emprestam a voz para a leitura em off de textos de apoio à cena. A dramaturgia de “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!” é de Luiz Marfuz e direção de Onisajé (Fernanda Júlia).
SOBRE O ATOR
Criada em 2001, no Rio de Janeiro, pelo ator, diretor, produtor e gestor cultural Hilton Cobra, a Cia dos Comuns é um grupo de teatro formado por atrizes e atores negros com a missão artística e política de desenvolver uma pesquisa teatral negra que possibilite um maior conhecimento da nossa cultura, além de estimular o apuro técnico e a ampliação do espaço de atuação profissional de artistas e técnicos negros no mundo das artes cênicas.
Na companhia, Hilton Cobra produziu os espetáculos “A roda do mundo”, “Candaces - a reconstrução do fogo” e “Bakulo - os bem lembrados”, além de produzir e dirigir “Silêncio”. Idealizou e realizou a mostra “Olonadé - a cena negra brasileira” e o Fórum Nacional de Performance Negra.
O Flibi é uma realização da Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e Parceria Cultural do Sesc e Sesi. Conta com o apoio do programa Tradição SP do Governo de São Paulo e APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Bookplay e Centro de Apoio Reynaldo Gianecchini. A ITB Equipamentos Elétricos é a patrocinadora oficial do evento.
PROGRAMAÇÃO FLIBI – SEXTA-FEIRA (26/11)
Sarau Literário
10h – Etec Dr. Renato Cordeiro
Espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!”
Com ator Hilton Cobra
Apresentações: Sexta-feira e sábado, a partir das 19h30, no Teatro do Sesc
Ingresso: https://www.sescsp.org.br/programacao/225859_TRAGAME+A+CABECA+DE+LIMA+BARRETO#
|