A Prefeitura de Birigui acaba de firmar parceria com a Orion Soluções em Gestão para obter dados econômicos atualizados do município. A apresentação da plataforma Observatório Econômico para o prefeito Leandro Maffeis ocorreu nesta quinta-feira (14/04). A iniciativa não vai ter custo para a administração municipal.
Participaram da reunião de apresentação o gestor da Orion, Ricardo Azevedo; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani; a secretária adjunta Marlene Aguilar; o diretor de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Stabile; e o diretor de Trabalho e Renda, Marco Aurélio Barbosa de Souza.
A plataforma traz dados, por exemplo, da movimentação do emprego, exportação, abertura de novas empresas, arrecadação de impostos, entre outros. Os dados são captados de órgãos oficiais dos governos Estadual e Federal.
“Os números relacionados ao sistema produtivo do município são muito importantes no dia a dia da gestão pública. Primeiro que através desse diagnóstico, sempre atualizado, podemos ter a dimensão das áreas produtivas e as necessidades delas. Depois, eles (os números) são decisivos, na atração de novos negócios, que poderão impactar na geração de renda para a cidade”, disse o prefeito Maffeis.
PERFIL ECONÔMICO
“Há tempos a secretaria tem trabalhado para conseguir ter dados estatísticos atualizados que possam traçar o perfil econômico de Birigui. Da forma que a plataforma traz as informações irá facilitar essa atualização para nós”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani.
O gestor da Orion explicou que a empresa está instalada em Birigui e tem know how na captação e tabulação de dados estatísticos. Em Birigui, o Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), já faz uso dos dados fornecidos pelo sistema.
“Queremos que a Prefeitura de Birigui seja nossa vitrine com o projeto Observatório Econômico. A expectativa é que o serviço prestado possa agregar informações que sejam úteis para a administração municipal. Que, a partir daí a relevância do trabalho possa chegar a outros municípios”, espera Azevedo.
|