17/05/2022
Birigui terá passeata para alertar sobre o enfrentamento da violência sexual infantojuvenil

Para marcar o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Birigui promove nesta quarta-feira (18/05), uma passeata na região central da cidade para chamar a atenção e sensibilizar a população.

A ação faz parte da campanha “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” que tem o objetivo de alertar a sociedade sobre o enfrentamento da violência e exploração sexual contra as crianças e adolescentes chamando atenção para o problema que afeta a sociedade em todo o Brasil.

A passeata vai iniciar às 9h na praça Governador Pedro de Toledo, sendo percorridas as ruas do Centro até a praça James Mellor. A ação conta com o apoio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Conselho Tutelar.

Cartazes informativos já foram distribuídos em locais públicos com o tema da “Campanha 18 de Maio”. Os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos do município ainda participarão de Audiência Pública sobre o tema, nesta quarta-feira (18/05), às 19h, na Câmara Municipal.

Os quatro Cras (Centros de Referência da Assistência Social) e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município estão promovendo desde o início deste mês palestras relacionados ao tema para as famílias atendidas e ações envolvendo a comunidade.

SAÚDE

O Nasf-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica), da Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, está trabalhando a temática dentro das escolas do município. As ações envolvendo crianças e famílias serão desenvolvidas até o final deste mês.

A primeira intervenção ocorreu na segunda-feira (16/05), no CEI (Centro de Educação Infantil) Fátima Hamud Nakad, onde o tema abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes foi abordado durante a reunião com pais e responsáveis.

Nesta quarta e quinta-feira, as profissionais do Nasf-AB estarão na escola estadual Olívia Angela Furlani, em atividade com os alunos. No dia 21, as profissionais voltam a se reunir com pais e responsáveis na escola municipal Professor José Sebastião Vasques Calçada.

No dia 27 a atividade será com os alunos do Projeto Empreendedor Mirim. Encerrando a agenda, no dia 30 de maio, o encontro será com pais e responsáveis do CEI Professora Maria Cecília de Lima Jardim Maroni, no bairro Residencial Santa Luzia.