A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugurou nesta sexta-feira (10/06) a nova instalação da Casa Abrigo do município, que atualmente acolhe sete menores. A nova casa tem capacidade para atender 20 crianças e adolescentes de até 18 anos incompletos.
O serviço socioassistencial é usado para o acolhimento institucional transitório de crianças e adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência e violência) ou pela impossibilidade momentânea de cuidado e proteção por sua família.
Participaram da solenidade o prefeito Leandro Maffeis; a secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani; o presidente da Câmara, César Pantarotto Junior; a assistente social responsável pela Casa Abrigo, Marcilene Fioravante de Souza; entre outras autoridades.
“Foi necessário realizarmos a mudança para essa nova instalação para que pudéssemos garantir a oferta do serviço de forma qualificada. Há tempos o serviço vem demandando um espaço digno, organizado, com local apropriado para estudo e lazer, que são prioridades”, elencou Maffeis.
A nova casa possui 4 quartos, proporcionando a divisão em alas masculina e feminina, banheiros adaptados, refeitório, cozinha, sala de estudo, sala de TV e espaço para lazer com jogos e parquinho. Será possível também fazer o isolamento adequado no caso de alguma criança testar positivo para covid-19.
DESAFIOS
Silvana observou que o ideal seria que nenhuma criança precisasse passar por situação de acolhimento. “Mas há situações que fogem da nossa vontade. Por isso, nosso dever é trabalhar para que essa passagem ocorra com conforto, dignidade, num ambiente acolhedor que ofereça o necessário para que essas crianças possam se desenvolver de maneira saudável”, concluiu.
A secretária de Assistência Social revelou que encontrar um imóvel que atendesse a todas as necessidades foi um dos maiores desafios do projeto. Para isso, contou com a parceria do proprietário da casa e empresas que doaram todos os móveis, eletrodomésticos e demais objetos da casa.
Participaram como colaboradores as empresas: Colormaq, Metalnew, Klin, Acomix, Mundo Móveis, JS Tapeçaria, Doces Carla Salezano, Sicredi, JD Tecidos, Aluxe Tecidos, Móveis São Francisco, Serralheria Gomes, Instituto Adebi, ITB, Farmácia Multidrogas, Loja do Kilo, Decorações Pérola, Lalo Calçados e Pé com Pé.
HISTÓRICO
A Casa Abrigo de Birigui funciona há quase 24 anos, quando por meio da lei 3.574 de 19 de junho de 1998, foi incluída na estrutura administrativa do município. O serviço é vinculado à Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Na Casa Abrigo é prestado o serviço de acolhimento integral, com o acompanhamento feito por equipe técnica composta por assistentes sociais e psicólogas, além de equipe de cuidadoras, cozinheiras, auxiliares, motorista e setor administrativo.
Todo o trabalho é desenvolvido de forma conjunta com o Tribunal de Justiça, Ministério Público e serviços como Cras (Centro de Referência da Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), UBS (Unidade Básica de Saúde), Cemadi (Centro Municipal de Atendimento e Diagnóstico), Saúde Mental, Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde), Conselho Tutelar e escolas.
|