Representantes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Birigui participaram, na última semana, do III Seminário Violência Doméstica Guardiã Maria da Penha: Avanços, entraves e mitos sobre a violência doméstica, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, de São Paulo.
O evento voltou a ser realizado após dois anos de pandemia. Representaram Birigui o comandante da GCM, Antônio Carlos André Júnior e os guardas Everaldo Dias e Carlos Alberto Aguiar.
“Nós fomos conhecer os projetos desenvolvidos por outros municípios do Estado. A ideia nos basearmos nas experiências positivas para construirmos uma frente municipal de combate à violência doméstica”, disse o comandante da GCM.
Todas as informações captadas no encontro em São Paulo, como por exemplo, a atuação da ‘Patrulha Maria da Penha’, entre outros projetos, serão replicadas entre os integrantes da corporação, em Birigui.
André Júnior contou que o município tem um projeto em construção entre as Secretarias de Segurança Pública e Desenvolvimento Social. Uma das etapas para a implantação é a conclusão do curso de formação dos novos guardas municipais, para que as mulheres guardas possam ser destacadas para este cuidado.
“Embora nossos profissionais sejam orientados e capacitados para atender situações crime envolvendo o público feminino, queremos um atendimento especializado”, enfatizou o comandante da GCM de Birigui.
|