12/01/2023
Moradores do Assentamento São José vão receber plantão de serviços da saúde neste sábado (14/01)

A Secretaria de Saúde de Birigui fará plantão de atendimento com múltiplos serviços, neste sábado (14/01), das 8h às 12h, no Assentamento São José. A iniciativa faz parte do programa Mais Saúde Rural, que vem sendo executado desde o final do ano passado no município.

A ação tem como objetivo a promoção em saúde na zona rural. Já receberam a visita dos profissionais da saúde os moradores dos bairros rurais do Taquari e São José dos Baixotes.

“Os moradores da zona rural possuem uma rotina de vida e trabalho diferenciada e, devido ao distanciamento da cidade, acabam não procurando da forma necessária por atendimento na saúde. Nossa missão está sendo diminuir essa distância, visando a promoção e o cuidado com a saúde destas pessoas”, explicou o prefeito Leandro Maffeis ao lembrar a intenção da iniciativa.

Assim como já vem ocorrendo, no plantão que será feito no Assentamento São José serão ofertadas consultas médicas, atualização de receitas médicas de portadores de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes e hipertensão, para acesso a medicação de uso diário, coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero, para as mulheres e testagem rápida gratuita para sífilis.

Vacinação e atualização vacinal contra a covid-19, também será disponibilizada. Além disso, os profissionais da saúde farão orientação sobre cuidados diários com a saúde, com a execução de palestras.

A secretaria de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, disse que a organização dos plantões rurais foi um trabalho criado para execução conjunta com a equipe de atenção Primária e os representantes de bairros dos locais previstos para as ações, a fim de fazer Promoção em Saúde com ações como, vacinação, busca ativa de doenças crônicas, rastreamento de câncer de colo de útero e de mama, dentre outras.