A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui confirmou no boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (03/03) que o município tem dois óbitos confirmados por complicações da covid-19. Com isso, foi elevado para 656 o número de mortes pela doença desde o início da pandemia.
As mortes confirmadas pela doença causada pelo coronavírus são de uma mulher de 80 anos, com o ciclo vacinal completo, portadora de diabetes, doença cardiovascular crônica e pneumopatia crônica. Ela foi internada no PSM (Pronto Socorro Municipal), no dia 24 de fevereiro, e faleceu no dia 28 de fevereiro, última terça-feira.
O outro óbito positivo para covid-19 também foi de uma mulher, de 80 anos. O caso ocorreu em 27 de junho de 2022, 16 dias após ela ser internada na Santa Casa de Birigui, mas só passou a figurar na estatística do município, após ‘atualização do banco de dados e retroalimentação do sistema’, conforme informado no boletim divulgado nesta sexta-feira.
A informação é de que a paciente embora estivesse com o ciclo vacinal completo, era portadora de doença cardiovascular crônica e, não resistiu as complicações da doença causada pelo coronavírus.
A cidade contabiliza 36.588 casos positivos da doença. Do total de casos confirmados, 35.492 constam como recuperados, mas os dados ainda estão sendo atualizados. Há 14 pessoas aguardando resultados de exames.
A administração municipal continua recomendando o uso de máscara facial dentro das repartições públicas de saúde municipais, estaduais e privadas.
A Secretaria da Saúde reforça a importância da população completar o ciclo vacinal e tomar a dose adicional. A vacinação segue durante a semana nas UBSs dos bairros Vila Bandeirantes, Toselar, Santo Antônio e Portal da Pérola 2, das 8h às 17h. Para mais informações entre em contato com a Vigilância Epidemiológica do município pelo telefone (18) 3643-6238.
|